quinta-feira, 12 de julho de 2012

Beguinas

Maria Gabriela Llansol, que residiu cerca de vinte anos na Bélgica (Entre Leuven, Jodoigne e Herbais), falou em vários dos seus livros de beguinas e de beguinages. Para a cultura portuguesa, tudo isso era estranho. No entanto, o movimento das beguinas foi prolífero na Idade Média nos Países Baixos e, estando perfeitamente conservados grande partes dos beguinages na Bélgica, o movimento é uma das referências culturais mais importantes deste país. As beguinas, mulheres que, sem fazerem votos religiosos, vivam vidas religiosas e por vezes ligadas à produção escrita como forma de expressão religiosa, existiram na Flandres, na Holanda, no sul da Alemanha e no norte de França ao longo do século XII. No princípio do século XIII, o pontificado de Clemente V acusou as beguinas e os begardos (Comunidades masculinas que tinham surgido entretanto.) de heresia e proíbiu o movimento. No século XV, o papa Eugénio IV voltou a permtir os movimentos beguinais, e na Bélgica existiram várias beguinas ao longo do século XX.
Os beguinages eram como cidades da paz, dentro das próprias cidades. Por norma, as casas organizavam-se em torno de um jardim e, à medida que o número de beguinas aumentava, as casas eram acrescentadas, contendo muitos beguinages as suas próprias ruas. A organização das casas, em si, apontava já para o carácter algo democrático destas comunidades, uma vez que cada comunidade elegia a sua Grande Dama, espécie de madre-superiora.
Muitos dos beguinages da Bélgica são hoje património da UNESCO, no entanto são habitados, como é o caso do de Bruxelas, do de Antuérpia e dos dois de Leuven. Das primeiras beguinas nos surgem também textos fundadores da língua neerlandesa e de toda uma cultura fortíssima. É o caso de Hadewijch de Antuérpia, de Mechtilde von Magdeburg e de Marguerite Porete, mas também de Beatrijs van Nazareth, autora do primeiro texto escrito em neerlandês medieval, Seven Manieren van Heilige Minnen, ou seja, Sete Formas de Amar ou Sete Estágios do Amor. Os textos das beguinas seriam influência para vários teólogos posteriores, como foi o caso de Jan van Ruusbroeck e de Eckhart.
Aqui ficam algumas imagens de beguinas, de beguinages (Ou begijnhof em neerlandês.) e de alguns livros.





várias imagens de beguinas, desde o século XV até ao século XX





Fotografias do Klein Begijnhof (Pequeno Beguinage) de Gent

O Klein Begijhof de Leuven

O Groot Begijhof (Grande Beguinage) de Leuven

O Beguinage de Diest

O Begijnhof de Bruges

Poemas de Hadewijch de Antuérpia e de Hadewijch II, em tradução fracesa

Primeira página de um dos manuscritos do texto de Beatrijs van Nazareth

Tradução inglesa de 'Das Fliebende Licht der Gottheit' (A Fluida Luz Divina) de Mechtilde von Magdeburg  

Edição de 'Le Miroir des Âmes Simples at Anéanties' (O Espelho das Almas Simples e Aniquiladas) de Marguerite Porete

Sem comentários: