sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Laurie Anderson: Big Science (Remastered)

PREVIOUS LIFE




Publicado pela primeira vez e 1982, incluindo "O Superman", provavel e injustamente o tema de maior aceitação por parte do público, "Big Science" não deixa de ser um álbum maior no contexto da discografia de Laurie Anderson. Marcado inevitavelmente pelo universo de constante análise e observação que caracteriza esta musicien/ artista plástica, este é um álbum que, ainda que bem sucedido, para muita gente não passará de uma intelectualização do mundo e da vida cantado ou contado sobreum fundo instrumental. E se para muitos, tal facto deve ser levado no sentido pejorativo, a mim parece-me ser, na verdade, louvável. Em relação á música em si, ela é instrumentalmente simples, com sons sintetizados a saltar em cada faixa, denotando-se um apurado gosto nos arranjos feitos mais frequentemente para violino, instrumento que, aliás, Anderson usa com mais frequência. De reflexões como "Walking and Falling" ou "Born, Never Asked", Laurie retira uma visão particular e muito bem fundada daquilo que é o mundo e as pessoas (O que, aliás, não constitui qualquer surpresa.), como quando nos diz "You were born, and so you´re free".
Acompanhada por vários músicos, que contribuem tanto com instrumentos de percussão, como em arranjos de sopros, etc, a música não deixa de ser centrada na presença, quer literária, quer vocal, quer instrumental de Laurie, o que não deve ser interpretado como aspecto negativo, visto a música de Laurie Anderson não ser apenas música, tentantdo existir também como peça de arte e de literatura, em que o papel criativo cabe á própria.
A edição lançada há alguns meses, no entanto, peca por não oferecer nada de muito aliciante. Acrescenta ás faixas que já faziam parte do álbum videoclip de "O Superman" (Peça largamente interessante tanto como videclip como elemento de Video Art.) e a canção "Walk The Dog". E por isto mesmo a nova edição de "Big Science" não seduz assim tanto: porque a canção, ainda que boa, é apenas uma, e o videoclip é fácil de encontrar no DVD com a videografia de Laurie Anderson.



Veredicto Final
(Album): 19/20
(Edição Nova): 15/20

Sem comentários: