domingo, 24 de dezembro de 2006

Royksöpp: The Understanding

A MELANCOLIA TAMBÉM SE DANÇA
Tem muito mais de um ano a primeira edição de "The Understanding", segundo´álbum de originais do duo norueguês Royksöpp, e o que quer isso dizer? Absolutamente nada, exacto.
"Melody AM", o filho promogénito de Svein Berge e Torbjorn Brundtland, era feito com ritmos suaves mas fortes, e com melodias tristes, essencialmente. Desde então até "The Understanding", os tirmos é que se tornaram menos suaves, e a melancolia acentuou-se.
"Only This Moment" ou "Follow My Ruin" são, de facto, as provas de que a tristeza é dançável, e muito dançável. Obviamente que não é um disco perfeito para ouvir em casa, mas, num bar, num café... algures fora de casa, a história é outra.
O início engana quem ouve: o piano acústico dá o mote em "Triumphant", os sintetizadores engrandecem a coisa, mas em "Only This Moment", tudo muda de figura, o registo é agitado, electonico, faz lembrar os bares do underground de que eu tanto gosto. "49%" é o pior momento do álbum, mas é logo compensado por "Sombre Detune" e a música mantém-se oscilando entre o bom e o medíocre até fechar com "Tristesse Globale", um talvez regresso a "Triumphant". Não é um disco de que se goste á primeira. Á primeira audição, gostei apenas de "Triumphant" e "Only This Moment". Mas, á medida que se ouve, coisas como "Circuit Breaker", "Alpha Male" ou "Someone Like Me" vão ganhando consistência... 
O que correu mal? Acima de tudo, que muitas das canções resultem bem enquanto peças individuais, mas mal enquanto partes de um disco. Faltam conceitos comuns, cada canção é distante da outra. A voz também tinha uma exploração mais abrangente e variada em "Melody AM"... Em conclusão: canções muito boas, canções muito más, álbum muito disperso...


Sem comentários: