sábado, 17 de junho de 2006

Retratos do Românico Rural


Estive a fazer um trabalho para História da Cultura das Artes sobre a igreja romância de São Pedro de Rates, e acabei por me fascinar por ela. Linda, não é???? Fica aí uma vista da abside e dos absidíolos e o tímpano do pórtico principal.
Além disto, ainda estive a ouvir um disco de que gosto bastante, "Canto" da Mísia, onde está este poema da Marquesa de Alorna, adaptado por Vasco Graça Moura, que me parece bastante... ligado... por alguma razão, ao ambiente medieval~...



CANÇÃO DE ALCIPE
(Marquesa de Lorna adp. Vasco Graça Moura)

(na foto, Vasco Graça Moura e a Mísia)
Cantiga
Sozinha no bosque fui
Com meus tristes pensamentos,
Lá calei minhas saudades,
E fiz trégua aos meus tormentos.

Olhei então para a lua
Que as sombras já rasgava,
E no tremular das águas
Seus raios soltava
Seus raios soltava.

Nessa torrente
da despedida
vejo assustada
a minha vida.

Do peito as dores
iam cessar,
voa a tristeza
torna o meu penar.

Do peito as dores
iam cessar,
tornam tristezas
a voar.

1 comentário:

Supermassive Black-Hole disse...

Thank you!!!!
(BY THE WAY: I am just ONE guy)